Respiração! A potência da vida.

fibromialgia
5 posturas para reduzir os sintomas da Fibromialgia
20 de January de 2015
Mostrar todos
respiracaosite

“ Não é possível haver relaxamento e doença no mesmo lugar ao mesmo tempo. Temos que escolher um ou outro. Toda respiração induz ao relaxamento, portanto respirar é a cura suprema. Quanto mais você constrói o canal do prana, maior será sua potência de vida.”

inspira-respira-naopiraSe você tem uma rotina atribulada, estressante, apressada, acelerada com transito, celular, pressão no trabalho, fadiga e dores, provavelmente já teve ou terá uma queda no sistema imunológico, um colapso nervoso, uma doença e uma crise emocional. Pode ter sido um simples resfriado, uma depressão, uma ansiedade prolongada, asma, até mesmo um câncer;  preste atenção: Quem não cuida do estilo de vida está abrindo campo para instauração de alguma disfunção física, fisiológica ou emocional.

Vivemos uma epidemia da mente urbana, da vida moderna que recebe excesso de estimulos sem pausa e sem ligações com os ritmos naturais, falta de conexão com a terra, com o corpo e com a respiração profunda e verdadeira.

O natural do ser humano é em estado integrado sem conflitos, medos, tensões, dores e doenças. A chave da boa saúde e da cura está no estilo de vida e na conexão do corpo e respiração. Se você não tem uma rotina diária para compensar a rotina acelerada, como pode cuidar da sua saúde e ter uma vida plena, saudável e feliz?

A rotina sem compensação para a correria e bombardeio de informações, cuidados com o corpo físico e conexão com a respiração consciente está presente na maioria das pessoas com excesso de tensões, dores e histórico de doenças. Mas não é preciso que você faça uma revolução na vida, mude de emprego ou de cidade para prevenir ou curar doenças, alcançar paz, satisfação, vitalidade, longevidade e serenidade. As ferramentas do Yoga são praticas valiosas para prevenção, equilibrio pscicofísico e cura das doenças da civilização urbana.

Dentre essas ferramentas do Yoga, a pratica dos pranayamas: exercícios respiratórios do Yoga associados as posturas representa um caminho de cura em diversos níveis. Neste caminho de recuperação do equilibrio e da força vital é importante ter consciência do prana – a força vital que está presente em tudo que é vivo. É a alma da vida e rege as emoções de entusiamo, energia, coragem, alegria e vitalidade.
Prana é o subtrato energético que forma nosso corpo vivo e regula todas as funções organicas e físicas. O volume de prana que circula no corpo determina o grau de vitalidade e longevidade de cada indivíduo.

O ar que respiramos é a principal fonte do prana na natureza. É por isso que a pratica dos pranayamas do Yoga é um poderoso aliado na qualidade de vida e processo de cura. A consciência da respiração e do prana fluindo pelo corpo são fontes do fortalecimento, do bem estar, da serenidade, vitalidade e cura. A respiração é um caminho de auto conhecimento e saúde simples, barato e seguro.
É um processo seu que funciona, traz resultados transformadores a curto prazo, principalmente quando associado a tecnologia holística do Yoga como os asanas, relaxamento, meditação e etc.

A cura requer a conexão da pessoa com ela mesma, a apropriação do seu corpo, o autocontrole e a consciência para sair do estado de vítima e refém dos acontecimentos externos. Pranayamas é a pratica dos exercícios respiratórios do Yoga, é ter o controle e a consciência da respiração para aprofunda-la a ponto de nutrir todos os orgãos, tecidos e células do corpo; além do controle e tranquilização da mente agitada e pertubada. Por meios dos pranaymas podemos integrar os ritmos naturais e as energias universsais existentes dentro e fora de nós.

Mas como e porque funciona?

Provavelmente você já ouviu falar das mudanças positivas e do bem estar que o Yoga proporciona aos praticantes.

Qual o diferencial dos exercícios comuns?

A chave está na combinação dos alinhamentos, alongamentos e fortalecimento dos musculos, associados a respiração profunda, tranquila e regular. Está combinação atua sobre o sistema nervoso parassimpático que desacelera o ritmo, ele é responsável pelo relaxamento dos músculos, melhora a assimilação e digestão, reforça a imunidade, normaliza a pressão arterial e o rítmo cardiáco, diminui insônia, dores e ansiedades.
A ativação do sistema nervoso parassimpático neutraliza muito dos sintomas relacionados ao estresse e consequencias negativas da nossa vida moderna, tecnologia e em alta velocidade. Os pranayamas do Yoga aumentam o fluxo de prana, ou a força da vida em seu corpo.

Os yogues prescreveram o uso inteligente do prana como chave para facilitar um corpo e uma mente equilibrada e vitalizada, além de conduzir o praticante a um estado especial consciência e o despertar espiritual. Os exercicíos respiratórios de Yoga ajudam a construir e regular o prana, que é o canal de nossa força vital.
O processo de permanecer na postura enquanto “respira através dela” dissolve os bloqueios pranicos de difererntes formas: alguns exercicíos aumentam o prana que acalma a energia e o deixa com o pé no chão, focado e concentrado; outros desbloqueiam as forças pranicas expansivas e revitalizantes, aumentando o entusiasmo, curando depressão, outros purificam, esquentam e desintoxicam o organismo dos lixos metabolicos físicos, energéticos e emocionais.
Com a prática disciplinada o adepto saberá usar o prana em cada momento específico assim como é construido o uso do prana na prática de Yoga.

Benefícios do Prana:

  • Adaptalidade mental, imunidade e resistência;
  • Capacidade de comunicação, criatividade;
  • Entusiasmo pela vida;
  • Energia e vitalidade;
  • Governa o crescimento global e a evolução do corpo e da mente.

Quando o prana está baixo, a pessoa deixa tudo para depois, sente-se fadigado, preguiçosa, depressiva, tem baixa resistência e é alvo de desequilibrio e doenças.

“O controle do prana é a força vital”

Quanto mais aprende a habilidade de utilizar o poder do prana que começa com o asana, perceberá mais rapido o potencial ilimitado da potencia da vida.

Mude sua vida aprendendo a respirar em nosso curso: Respiração A potência da vida!
Informações e inscrições: http://yogacorpoconsciencia.com.br/site/respiracao/

img_lilian

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>