Morreu o guru do Iyengar yoga

Content builder for posts
13 de May de 2014
foto1
Asana: Arte corporal Divina
29 de October de 2014
Mostrar todos
iengar

O guru indiano do yoga BKS Iyengar morreu, ontem, aos 95 anos. Foi um dos principais responsáveis pela divulgação do yoga no Ocidente.
Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar criou o seu próprio ramo do yoga e foi o professor e mentor do escritor Aldous Huxley e do violinista Yehudi Menuhin, entre outras celebridades. Atualmente, o Iyengar yoga é ensinado em mais de 70 países e os livros escritos pelo guru estão traduzidos 13 línguas. O seu livro Light on Yoga, publicado em 1966, é considerado a “bíblia” do yoga, com 300 páginas com instruções e fotografias sobre como melhor realizar as várias posições (asanas).
Tal como escreveu o The New York Times, em 2002, Iyengar foi um dos principais divulgadores do yoga no Ocidente. E também por isso a revista Time elegeu-o, em 2004, como uma das pessoas vivas mais influentes do mundo.

Iyengar começou a dar aulas de yoga em 1936. Em 1952, quando estava na Índia, o violinista Yehudi Menuhin quis conhecê-lo. O guru aceitou fazer uma viagem de sete horas até Bombaim para se encontrar com aquela celebridade. Tinham agendado uma conversa de poucos minutos, às 7 da manhã, mas acabaram por ficar a conversar durante três horas e meia e ficaram amigos para a vida. Menuhin afirmou depois que Iyengar alterou a sua vida e a sua forma de tocar. Foi também o músico o responsável pelas primeiras viagens do guru ao Ocidente. Em 1956, esteve pela primeira vez em Nova Iorque, numa altura em que o yoga era praticamente desconhecido na América.

Em pouco mais de uma década tudo mudaria. Em 1973 fundou a sua escola na cidade de Pune, na Índia. E passou a ser convidado para dar aulas um pouco por todo o mundo. Em Portugal, abriu em 2002 o Centro de Iyengar Yoga do Porto. Para este guru, o yoga era simultaneamente uma religião, uma arte e uma ciência, que permitia pôr em comunhão a mente e o corpo, a vontade e a disciplina, meditação e exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>