Asana: Arte corporal Divina

iengar
Morreu o guru do Iyengar yoga
22 de August de 2014
foto3
Vinyasa a matemática que resulta em força, concentração e vitalidade
29 de October de 2014
Mostrar todos
foto1

A antiga disciplina do Yoga há milênios se ocupa da saúde, educação e realização do ser através do corpo, integrando em sua prática um grande número de técnicas de aprimoramento do corpo visando cultivar a consciência da unidade pisicofisica espiritual que cada individuo é.

O Yoga sustenta que as experiências físicas e emocionais ficam impressas na estrutura e memória do corpo, podendo ser observadas em nossos gestos, movimentos, postura e ações corporais, afetando toda a vida de uma pessoa.

A civilização ocidental que sempre se sentou em cadeiras altas, sofás macios e colchões de mola, não se abaixando sequer para evacuar, com movimentação pobre e monótona do dia a dia, mesmo que pratique algum esporte já perdeu a juvenil flexibilidade do corpo, principalmente da coluna vertebral, carregando muitas vezes muita tensão e uma respeitável “Curva da prosperidade” ou volumosa barriga.

Com a mente acontece o mesmo: rigidez, entulhos, camadas de conceitos e pré-conceitos, comportamento vicioso e repetitivo sem flexibilidade e criatividade.

Asanas a farmacopéia humana

foto2

Através de técnicas simples ou sofisticadas de posturas, respiração e processos internos podemos transformar o caos de nosso corpo e de nossa vida, em uma nova estrutura mais ordenada, flexível, sadia e equilibrada.

Os asanas ativam músculos, articulações e órgãos que raramente se movimentam, trazendo agradáveis sensações ao alcance daqueles que se dedicam a prática regular.

Alguns asanas como as torções e flexões, pressionam um conjunto de visceras provocando uma massagem natural, liberando tensões antigas e profundas. Agindo também sobre as glândulas endócrinas e sistemas do corpo os asanas se tornam uma verdadeira “Farmacopéia Humana” assegurando a saúde, a flexibilidade e o frescor característico de um corpo jovem ágil, criativo e saudável.

Boa postura, concentração, equilíbrio, resistência, elegância e tranquilidade são alguns dos incontáveis benefícios que os asanas do yoga podem trazer para o aprimoramento global do ser humano.

A antiga tecnologia que veio da India viajando por milênios por todo o planeta, vem se adaptando e se transformando sem perder a espinha mestra que é sua ética, moral e embasamento científico.

Um caminho que objetivo a evolução e realização do ser humano no seu sentido mais amplo e completo, e acima de tudo leva-lo a conhecer e dominar a sí próprio em seu núcleo corpo mente e consciência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>